No dia 24 de janeiro, a prestigiada Criterion Collection lançou “Godzilla” (Gojira, 1954) e o filme“Godzilla king of the monsters” (1956) em DVD e Blu-ray numa fantástica edição especial.
Para a Criterion, lançar “Godzilla”, representou uma das maiores honras que o filme jamais recebeu e solidificou seu status, não só como um filme clássico de monstro, mas também uma importante realização cinematográfica.
Os fãs de Godzilla de todo o mundo deveriam se orgulhar pelo fato de este filme entrar para uma série que inclui a maioria dos lançamentos de Akira Kurosawa.
De acordo com a empresa, o filme nunca esteve mais detalhado, graças ao refinado exame feito pelaSpirit Datacine e a decisão da Criterion de manter a granulação da imagem intacta.
Vale ressaltar que o filme não passou por nenhum tipo de edição, com o reconhecimento da Guarda Costeira do Japão, que no começo tinha sido cortada tanto da versão clássica quanto da edição da British Film Institute, e inclui todos os recursos ópticos, ao contrário da versão clássica. Além disso, a nova edição vem com opções de legendas que podem ser selecionadas e adicionadas ao filme.
“Godzilla: King of the monsters” também passou por uma restauração, considerada tão importante quanto a de “Godzilla”, já que apresenta um salto ainda maior na qualidade (todas as edições anteriores da versão trabalhada foram feitas em cima de uma forma de vídeo lançada no início dos anos 80) e apresenta, pela primeira vez, em home video, a versão original que foi exibida nos cinemas em 1956.
Conforme solicitado por Toho, essa edição especial não tem a tela dos créditos de abertura, vistos em algumas versões de 16mm do “Godzilla: King of the monsters”. Foi usada uma abertura foi criada especificamente para a versão da TV, distribuída nos anos 70.
Quanto ao áudio, os dois filmes passaram por processo de restauração. O som é bem claro destacando bem a gravação do compositor Akira Ifukube.
Extras
A Criterion incluiu uma seleção variada de bônus, a maioria deles produzidas exclusivamente para essas edições, incluindo algumas outras de versões anteriormente lançadas.
Para se diferenciar das edições inglesas que estavam sendo lançadas na mesma época, a Criterion escolheu incluir o máximo de extras únicos para evitar cair no lugar comum. Entre os bônus estão:
Comentários em áudio: comentários do especialista em cinema, David Kalat, estão em cada uma das versões dos filmes. Os DVDs possuem capítulos para ajudar o ouvinte a achar mais facilmente os pontos chaves de cada comentário. Uma linha do tempo tem a mesma função na versão Blu-ray.
Entrevistas do elenco e equipe: são disponibilizadas novas entrevistas com os atores Akira Takarada e Haruo Nakajima e com os técnicos em efeitos especiais Yoshio Irie e Eizo Kaimai, além de uma entrevista com Akira Ifukube gravada em 2000, para o primeiro lançamento do filme em DVD.
Cenas não usadas em Godzilla: é composto por tomadas do filme, a maioria que não tem conexão com o resto da produção, mas são, provavelmente, algumas das cenas com os efeitos mais convincentes de todo o filme.
Entrevista com Tadao Sato: essa é uma entrevista com o crítico de cinema Tadao Sato que fala, em inglês, sobre as perspectivas contemporâneas dos japoneses em relação ao filme.
O Dragão Azarado: este áudio com o historiador Greg Pflugfelder fornece muitas informações sobre a tragédia real da vida de Daigo Fukuryu Maru, que inspirou o filme.
Trailers: O trailer original que foi ao ar nos cinemas japoneses de “Godzilla”, porém com baixa resolução. O trailer dos cinemas americanos de “Godzilla: King of the monsters” também está no mesmo formato como extra.
Poesia após a bomba atômica: um ensaio do crítico J. Hoberman está no folheto que acompanha o DVD.
Matéria: Senpuu
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta?;)